Blog

Intolerância à lactose

A deficiência de lactase, ou intolerância a lactose, é a causadora de desconfortos relacionados à digestão em mais de 40% dos brasileiros. Esta é a estimativa de pessoas intolerantes à lactose no Brasil segundo o IBGE.

A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados e o que caracteriza a intolerância à lactose é justamente a deficiência da enzima responsável pela quebra deste açúcar no organismo: a lactase.

Sem este processo químico, a absorção do açúcar do leite pelo nosso corpo é prejudicada e sofremos as consequências da presença de uma maior quantidade de lactose no intestino e de sua fermentação.

Diferenças entre intolerância à lactose e “alergia ao leite”

Não confunda: apesar de serem causadas pelos mesmos alimentos, a alergia ao leite, cujo nome correto é “alergia à proteína do leite”, e a intolerância à lactose não são a mesma coisa.

Enquanto a intolerância é a falta da enzima que digere a lactose no organismo, a alergia é uma resposta do sistema imunológico à presença de uma proteína do leite de vaca, a betalactoglobulina.

Esse problema acomete principalmente bebês e pode ser provocado pelo consumo de leite de vaca antes dos quatro meses de idade. É importante lembrar que essa proteína não está presente no leite materno. Nesses casos a alergia tende a desaparecer ainda na infância, mas pode persistir até a idade adulta.

Os sintomas da alergia à proteína do leite são manchas vermelhas e irritação na pele, inchaço nos olhos e na boca, falta de ar, coceira, tosse, diarreia, podendo apresentar sangue nas fezes.

Além disso, em alguns casos, até choque anafilático pode ocorrer, característica típica do desencadeamento de uma reação alérgica. Bebês que apresentam baixo ganho de peso, atraso no crescimento e desenvolvimento também devem ser avaliados para esta doença.

Sintomas de intolerância à lactose

Já os sintomas da intolerância à lactose são bem diferentes. Eles geralmente aparecem na idade adulta, uma vez que há a diminuição da produção da lactase ao longo da vida. Com a impossibilidade de o organismo digerir a lactose, ela entra em contato com a mucosa intestinal sem a absorção correta do açúcar, provocando uma série de reações como:

Diarreia

Excesso de gases

Náuseas e vômitos

Distensão abdominal

Além do desconforto intestinal, o problema também pode causar dor de cabeça. A intolerância à lactose não causa sangramento nas fezes, portanto, caso note este sintoma, é importante procurar seu médico.

 

É possível identificar os indícios do problema por meio destes sinais, mas o diagnóstico deve ser confirmado pelo médico. Durante a consulta, de acordo com os sintomas e o momento em que aparecem, já se pode chegar a um diagnóstico clínico.

A recomendação de permanecer um período sem a ingestão de produtos lácteos, averiguando se há melhora no quadro neste período ajuda a confirmá-lo. Na grande maioria dos casos, não são necessários exames específicos para o diagnóstico.

Em situações específicas, podem ser solicitados o teste de intolerância à lactose, teste genético, exame de hidrogênio expirado ou medidor de ácido láctico.

Acesse nosso site e conheça o Lact-o-test, solução de lactose pronta para uso para realização de teste de intolerância á lactose.

www.renylab.ind.br

sac@renylab.ind.br

(32) 3331-4489