Blog
O teste do Hidrogênio no ar expirado e sua consolidação como método eficiente, não invasivo, de avaliação da função digestivo-absortiva
No passado, acreditava-se que o pulmão fosse um órgão apenas responsável pela respiração e, portanto, tinha-se o conceito de que somente Oxigênio (O2) e Dióxido de Carbono (CO2) pudessem ser dosados no ar expirado. Atualmente, porém, sabe-se que o ar expirado dos pulmões contém mais de 2000 substâncias distintas, e que, além da respiração, os pulmões apresentam uma função adicional, qual seja a excreção de substâncias voláteis, o que tornou os pulmões reconhecidamente como “órgãos excretores” de gases que se encontram dissolvidos no sangue. Uma destas inúmeras substâncias voláteis excretadas pelos pulmões é o Hidrogênio (H2), o qual pode ser facilmente medido com a utilização de um equipamento manual de teste respiratório.
O ser humano sadio em jejum e em repouso não elimina H2 porque o seu metabolismo não produz este gás, o qual somente é gerado durante o metabolismo anaeróbio. Considerando que o organismo humano em repouso não possui metabolismo anaeróbio, o H2 produzido e excretado pelos pulmões tem origem pela ação das bactérias anaeróbias, as quais são habitantes naturais do intestino grosso, sobre um substrato não digerido pelo organismo humano. Pode-se então afirmar que, em condições normais, o H2 mensurado no ar expirado diz respeito à quantidade da atividade metabólica das bactérias anaeróbias presentes no trato digestivo, em particular, no íleo e no intestino grosso. Entretanto, em situações patológicas, como por exemplo, na síndrome do “Sobrecrescimento Bacteriano no Intestino Delgado”, a concentração de bactérias anaeróbias torna-se predominante no intestino delgado e pode alcançar valores superiores a 104 colônias/ml. As bactérias anaeróbias têm a capacidade de metabolizar os carboidratos como fonte de energia para sua nutrição, os quais, em virtude desta reação química de fermentação, são “quebrados” dando a formação de ácidos graxos de cadeia pequena, CO2 e H2. Uma significativa parcela do CO2 que permanece na luz do intestino é responsável pela sensação de flatulência, enquanto que os ácidos graxos de cadeia pequena exercem efeito osmótico atraindo água para o interior do lúmen intestinal, causando diarreia. O H2 produzido no intestino atravessa a parede intestinal é incorporado na circulação sanguínea sistêmica, é transportado até os pulmões e, finalmente, é eliminado pela respiração como parte do ar expirado. A concentração de H2 expirada pode, portanto, ser facilmente mensurada em partes por milhão (ppm) por técnica não invasiva, por um equipamento de uso manual. A concentração do H2 mensurado na expiração é sempre um reflexo da massa de bactérias e da atividade metabólica bacteriana no trato digestivo. O momento no qual a concentração de H2 no ar expirado se eleva durante a realização do teste respiratório fornece uma indicação em qual região do intestino se deu a fermentação.
Tipos de Teste Hidrogênio no ar expirado
Qualquer carboidrato, tais como os monossacarídeos, Glicose, Frutose e Galactose, dissacarídeos, Sacarose, Maltose e Lactose, e mesmo polissacarídeos, álcool-açúcares, e o dissacarídeo sintético Lactulose, não absorvível (Galactose-Frutose), pode ser utilizado para a realização do Teste de Hidrogênio expirado. Os tipos de açucares mais utilizados para o teste são: Glicose, Lactose, Frutose e Lactulose.
As principais indicações para a realização do Teste de Hidrogênio expirado são:
– Síndrome de má absorção;
– Síndrome do intestino irritável;
– Intolerância a frutose;
– Intolerância a Lactose;
– Investigação de meteorismo e flatulência;
– Monitoração da doença celíaca;
– Doença inflamatória intestinal;
– Deficiência de Lactase;
– Supercrescimento bacteriano no intestino delgado;
https://www.renylab.ind.br/produto/fruct-o-test-substrato-para-teste-de-hidrogenio-expirado/
https://www.renylab.ind.br/produto/gluc-o-test-substrato-para-teste-de-hidrogenio-expirado/
Na Renylab você encontra a linha completa de substratos para a realização de Teste de Hidrogênio expirado.
Entre e contato com nossos vendedores e receba maiores informações.
FONTE: http://www.igastroped.com.br